O Comitê de Governança de Projetos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), se reuniu na tarde de segunda-feira, 7, com representantes da Superintendência dos Escritórios de Projetos, da Secretaria-Geral de Governo (SGG), na presidência da estatal, para dar mais um passo na implantação do PMO na Codego. O presidente da empresa, Francisco Jr, participou da reunião.

O programa foi criado na Codego em setembro deste ano, inserido na Superintendência de Desenvolvimento de Projetos e Novos Negócios, e se encontra na fase de avaliação de maturidade, superando as fases de definição do Comitê de Governança e da Rede de Gestão de Projetos.

A avaliação de maturidade se deu a partir de um Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (MMGP), desenvolvido por Darci Prado, apresentado durante a reunião, e que consiste no preenchimento de um formulário com 40 questões que identifica os avanços e os pontos de melhoria de cada setorial na gestão de projetos governamentais.

Foram consideradas diversas dimensões, tais como competência na gestão de projetos, competência técnica e textual e competência comportamental. Todos os integrantes do Comitê do Escritório de Projetos discutiram e responderam as questões coletivamente.

O objetivo do PMno O é aprimorar a Governança e o Gerenciamento de Projetos na Codego, priorizando os gerenciamentos de escopo, cronograma, custos, engajamento das partes interessadas, comunicação, riscos, além de outras áreas, com objetivo de promover o alinhamento estratégico, a mentalidade ágil e a integração para otimizar as entregas do Governo para os cidadãos. Ou seja, monitorar os projetos em andamento na Codego para que a empresa tenha resultado melhores, a um custo menor e prazo mais curto.

A expectativa é que, a partir da implantação do programa, ocorra na Codego maior transparência de informações e aumento do alinhamento estratégico dos projetos; aprimoramento da Governança dos Projetos, desde a seleção e priorização das iniciativas até o desenvolvimento e entrega final; entrega de melhores serviços de forma ágil e integrada aos cidadãos; redução das falhas em projetos, e a otimização dos recursos públicos aplicados, por meio da gestão de entregas, prazos, custos e o tratamento de riscos.

PMO Goiás

O Programa PMO Goiás foi lançado em abril de 2023 com o objetivo de se estender, por meio de Escritórios de Projetos (PMO Setoriais), a secretárias e órgão do governo. O Escritório de Gerenciamento de Projetos Central (PMO Central) disponibiliza as ferramentas, procedimentos e orientações para que a visão estratégica de Governo possa ser desdobrada nos projetos empreendidos pelos órgãos.

Codego / Governo de Goiás