Conforme o documento assinado, ambas as partes concordam em colaborar com assistência técnica para contribuir com o crescimento das trocas comerciais entre o Brasil e o país africano
Dentro de uma política para promover o diálogo com a comunidade internacional, o Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), firmou um protocolo de intenções com a República Democrática do Congo, nesta sexta-feira (27), com o objetivo de partilhar experiências e estreitar relações comerciais.
Representando o governador Ronaldo Caiado, o presidente da Codego, Francisco Jr, recebeu na sede da estatal, em Goiânia, o embaixador da República Democrática do Congo no Brasil, Benoit-Labre Mibanga, e o diretor-geral das Zonas Econômicas Especiais Auguy Bolanda Menga.
O país, localizado na África Central, é o quarto mais populoso do continente africano e o décimo sexto do mundo. O Congo dispõe de uma grande riqueza biológica e mineral, abrigando uma das maiores florestas do mundo e diversas reservas minerais que sustentam a economia do país.
Além disso, o embaixador relatou que o Congo possui a Agência das Zonas Econômicas Especiais (Azes), que regula, monitora e faz a gestão das atividades relacionadas com o desenvolvimento de zonas econômicas especiais da República Democrática do Congo.
O trabalho é semelhante ao realizado pela Codego em Goiás. A empresa auxilia o governo a atrair investimentos e a tornar o estado ainda mais competitivo. A Companhia também é responsável pela administração de 24 distritos agroindustriais com mais de 600 empresas instaladas.
Conforme o documento assinado, ambas as partes concordam em colaborar com assistência técnica para contribuir com o crescimento das trocas comerciais entre as nações. Na avaliação do presidente da Codego, Francisco Jr, “essa interação com a República Democrática do Congo, assim como o diálogo com toda a comunidade internacional, é importante para que a gente possa compartilhar ideias, somar experiências e atrair investimentos para Goiás”.
Participaram também do evento os assessores do gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Marcelo Mariano e Lívia Borges, o coordenador do Centro Internacional de Negócios, Carlos Stuart, e o secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas da Prefeitura de Goiânia, Michel Magul.
Visita
No último sábado (21), a comitiva esteve no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), onde os representantes congoleses conheceram as potencialidades econômicas de Goiás e do parque industrial, que abriga o segundo maior polo farmoquímico da América Latina. A vinda da comitiva foi uma iniciativa da Agência Nacional para Promoção de Investimentos da República Democrática do Congo (Anapi) e contou com apoio do Gabinete de Relações Internacionais do Governo de Goiás.