Mais de 70 funcionários da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) participaram na manhã desta quarta-feira (19/8) da palestra “Conduta Ética e Cultura de Integridade” com o mestre em Direito Matheus Cunha. O evento, realizado por videoconferência, reforça a aplicação dos preceitos éticos que norteiam a administração pública.
Com mais de uma década de atuação em empresas nacionais e multinacionais, Matheus Cunha foi eleito em 2019 como um dos cinco consultores mais admirados do Brasil pela pesquisa Compliance On Top da LEC, além de ser autor de obras e artigos e professor de cursos de pós-graduação, MBA e extensão sobre Governança, Riscos e Compliance.
Na reunião desta manhã, Cunha destacou a importância da disseminação de uma cultura organizacional pautada em condutas éticas, íntegras e transparentes e provocou uma reflexão individual aos colaboradores da Companhia.
– Esses conceitos, quando instituídos, promovem uma gestão pública eficiente. O programa de Compliance não será suficiente se ele não for aplicado cotidianamente pelos indivíduos, nas instituições, seguindo valores éticos e morais. Os colaboradores são a mola propulsora da mudança, afirmou.
Programa de Compliance Público de Goiás
O Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP) foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado em fevereiro de 2019, sob a coordenação da Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO). Este ano, a Codego passou a ser parte integrante desse processo, que tem como objetivo criar um sistema de proteção para a administração e para a gestão do recurso público, engajando os servidores a observar um padrão ético elevado, de integridade, honestidade e de transparência.