O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codego) Francisco Júnior assinou, na tarde de segunda-feira, 26, um acordo de cooperação com a empresa chinesa Taitong International Transport para a criação de um parque industrial de logística comercial em Goiás. A empresa atua no setor de logística ferroviária, rodoviária, aérea e marítima e está presente em 37 países. O secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna, e o chefe de Gabinete de Assuntos Internacionais,Giordano Sarvio, também assinaram o documento.
Pelo termo assinado, caberá à Companhia fornecer as informações pertinentes ao negócio, bem como o terreno para a construção do parque e, mediante incentivos, buscar empresas que queiram investir no novo polo. Já a Taitong empregará tecnologia, equipamentos e serviços de transporte logístico necessários para o desenvolvimento do projeto. Após a conclusão das obras, a Taitong também auxiliará no trabalho de atração de empresas para o parque industrial.
“Este é um primeiro contato, com a possibilidade de desenvolvermos um distrito em parceria. Há uma demonstração de interesse de ambas as partes”, explicou Francisco Júnior, presidente da Codego. Ele disse se sentir honrado com a parceria e que tem grandes expectativas em relação à parceria.
Xiaomeng Liu, vice-prefeita de Baoding (cidade chinesa localizada na província de Hebei) comentou que gostaria de trazer mais investimento chinês para Goiás.Ela destacou que a missão dos chineses em Goiás reunia dois tópicos importantes: o empresarial, que será pautado na ajuda mútua, já que a China tem potencialidades que Goiás não tem e vice-versa. A segunda é governamental, porque os chineses consideram a província de Hebei e Goiás estados-irmãos, mas que os municípios ainda não desenvolveram a mesma cooperação
Ela propõe que Baoding e Jaraguá, municípios que têm similaridades no setor de confecções, firmem novas parcerias para se desenvolverem em diversos setores, de saúde, automotivo, energia e digital.