A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), por meio da Superintendência de Integridade, participou, nos dias 11 e 12 de novembro, de uma apresentação técnica realizada dentro de um benchmarking, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Petrobras voltado à integridade corporativa.
A apresentação foi coordenada por Waldir João Júnior, que representou o diretor de Compliance e Riscos do BNDES, Luiz Navarro. Participaram também Vinicius Magalhães, corregedor da instituição; Leandro Ravache, ouvidor do BNDES; Fabiana Muniz, chefe do Departamento de Integridade do BNDES; Daividy Attila, gerente de Integridade; e Walter Pereira, secretário-executivo da Comissão de Ética da Petrobras.
O gerente executivo de responsabilização disciplinar da Petrobrás, Edson Leonardo Sá Teles, conduziu a apresentação ao lado de Guilherme Diegues Monteiro, gerente setorial de suporte à Gestão Operacional da área de responsabilização disciplinar.
Durante o evento, os participantes puderam conhecer de perto as ferramentas desenvolvidas para o aprimoramento das práticas de integridade e prevenção de desvios éticos nas empresas. A inovação proposta pelo encontro envolve a aplicação de tecnologias avançadas para a automação de processos e controle interno, permitindo a identificação de riscos e a mitigação de potenciais irregularidades.
O encontro objetiva fortalecer as práticas de compliance e integridade nas empresas públicas e de economia mista, e contou com a presença de lideranças das áreas de integridade, governança, auditoria, compliance, corregedoria e ouvidoria dessas instituições. A Codego foi representada pela superintendente de Integridade, Lara Olival, e pelos gerentes de Governança, Flaviane Freitas; de Auditoria Interna, Fabiana Batista; e de Compliance, Cesar Laurentino.
Para Lara Olival, a troca de experiências e o diálogo estabelecidos durante o evento são essenciais para a construção de uma cultura de integridade sólida: “A integridade nas empresas públicas e de economia mista é um pilar fundamental para a confiança da sociedade. Reunir diferentes organizações em prol do fortalecimento de nossas práticas de governança e compliance contribui significativamente para a melhoria dos serviços públicos. A Codego agradece ao diretor de Compliance e Riscos do BNDES, Luiz Navarro, e ao Waldir João Júnior, que o representou, pelo convite e atenção dispensada”.