O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Jr., iniciou nesta semana uma série de visitas às entidades empresariais e industriais do estado, com o objetivo de divulgar o lançamento da segunda etapa da seleção de indústrias interessadas em se instalar na expansão do Distrito Industrial de Anápolis (Daia).
O edital, que regula a participação dos interessados, foi publicado no dia 13 de janeiro, e a expectativa é que a instalação de novas empresas em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados da Plataforma Logística Multimodal (DaiaPlam) gere aproximadamente 20 mil novas vagas de emprego em Goiás.
Uma das visitas ocorreu na segunda-feira (20), ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, acompanhado pela superintendente de Assentamento, Isabel Machado. Durante o encontro, Francisco Jr. explicou as mudanças no processo de seleção de empresas e destacou o interesse da Codego em firmar uma parceria com a Fieg, visando ampliar o diálogo entre a estatal e os empresários goianos e de fora do estado. “Queremos criar as condições necessárias para fidelizar as empresas que já estão instaladas em Goiás e atrair novas empresas que possam contribuir para o desenvolvimento do estado”, afirmou Francisco Jr., ressaltando que Goiás tem várias áreas disponíveis e está disposto a dialogar com investidores de setores estratégicos, oferecendo as condições necessárias para o sucesso de seus negócios.
André Rocha reiterou o apoio da Fieg à iniciativa e destacou o interesse da federação em promover o diálogo entre a Codego e os empresários. “Também é de nosso interesse atrair novas empresas para Goiás”, afirmou.
Na manhã de segunda-feira, Francisco Jr. também se reuniu com o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias de Goiás (Facieg), Márcio Luís. Juntos, discutiram o fortalecimento de um ecossistema favorável aos negócios no estado, com o lançamento do edital da segunda etapa da seleção de indústrias para o DaiaPlam e a construção do distrito agroindustrial em Aparecida de Goiânia, o Dianot, cujo edital está previsto para ser lançado em abril deste ano.
Edital DaiaPlam
O edital do DaiaPlam está disponível no site da Codego, e os empresários interessados em pleitear áreas no novo polo industrial terão até 75% de desconto no valor das áreas. A data limite para a entrega da documentação das indústrias é 11 de fevereiro, às 11h, na sede da Codego, no Setor Marista, em Goiânia (GO).
Após a análise da documentação e o período para recursos, o resultado será divulgado no site da Codego, com a classificação das empresas participantes, listadas em ordem decrescente de pontuação, que definirá o percentual de subsídio no valor do terreno, conforme os critérios estabelecidos no edital.
O edital detalha todos os critérios objetivos para que as empresas possam se cadastrar e se credenciar, incluindo os valores que serão cobrados pelas áreas. Todos os interessados deverão cumprir requisitos pré-estabelecidos, como governança, transparência, pesquisa e inovação, sustentabilidade, entre outros, para que possam ingressar na área de expansão e contribuir para o desenvolvimento econômico e geração de renda em Goiás.
Dentre os critérios de classificação, estão o multiplicador de impacto no emprego, que avalia o impacto no mercado de trabalho e nas variações de renda e demanda do consumidor; a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG); o prazo de pagamento das áreas; o índice de recuperação de resíduos gerados pelo empreendimento; e a quantidade de material reciclável recuperado, entre outros. A previsão é que o DaiaPlam comece a receber indústrias ainda em 2025.