A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) deu mais um passo importante na promoção da segurança nos distritos agroindustriais do estado. Nesta segunda-feira (14), foi lançado o primeiro totem de videomonitoramento no Distrito Agroindustrial de Itumbiara (Diagri), que agora conta com tecnologia moderna integrada ao sistema de segurança pública de Goiás.

O novo equipamento registra todos os veículos que entram e saem do distrito, com as imagens sendo compartilhadas e analisadas pela Polícia Militar. As câmeras contam com inteligência artificial e são capazes de identificar, por exemplo, veículos com registros de ocorrência. “Se houver qualquer denúncia relacionada ao veículo, a câmera identifica e a polícia é acionada”, explicou o presidente da Codego, Francisco Jr.

Segundo ele, o custo do equipamento é acessível, o que possibilita que as próprias empresas instaladas no distrito adquiram os totens e os posicionem em pontos estratégicos. “Eles podem ser instalados pelas empresas, de forma que os empresários tenham acesso às imagens, assim como as forças de segurança do Estado”, destacou.

Presente no lançamento, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da segurança no Diagri. “Temos que aplaudir essa ação, e precisamos do engajamento dos empresários para resolvermos juntos os problemas de segurança enfrentados aqui no distrito”, afirmou.

O Diagri é o segundo polo industrial administrado pela Codego a receber o sistema de monitoramento. O primeiro foi o Distrito de Senador Canedo, e a meta da companhia é expandir o projeto para outros municípios goianos.

Os totens de segurança são estruturas verticais equipadas com câmeras e dispositivos de comunicação. Além de contribuírem para a prevenção da criminalidade e do vandalismo, também auxiliam no registro de acidentes de trânsito, tornando os distritos mais seguros e organizados para trabalhadores, empresários e toda a comunidade.