A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 11, no encerramento da 6ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente e do 1º Prêmio Governança do Programa de Compliance Público (PCP), os troféus Diamante, o mais alto nível de reconhecimento das duas premiações, que fazem parte da VI Semana Internacional contra a Corrupção, realizada pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO).

O presidente Francisco Júnior e a equipe da Superintendência de Integridade da Codego, superintendente Lara Olival, gerente de Governança Flaviane Ribeiro, coordenadora de Transparência Sheila Araújo e o gerente de Compliance César Laurentino, receberam os troféus do controlador-geral do Estado, Henrique Moraes Ziller.

O Prêmio Goiás Mais Transparente tem o propósito de incentivar e reconhecer ações executadas pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, além de dar continuidade ao aprimoramento de sua transparência, considerando os avanços obtidos nas edições anteriores.

Diferentemente dos anos anteriores, não foi realizado um ranking de transparência das organizações, mas uma autoavaliação das próprias instituições, para acompanharem a sua evolução em transparência. A premiação utilizou metodologias de avaliação da transparência ativa desenvolvidas pela CGE, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), para estabelecer critérios de avaliação de conformidade das páginas de acesso à informação, observando as normas nacionais e estaduais de transparência.

Os órgãos que cumpriram entre 75% a 100% dos critérios essenciais de acesso à informação, estabelecidos pelo regulamento do prêmio, receberão os selos Prata, Ouro e Diamante de Qualidade de Transparência Pública.

O 1º Prêmio Governança do Programa de Compliance Público foi criado neste ano de 2024 como forma de reconhecer e incentivar a participação ativa dos órgãos e entidades envolvidos na boa integridade pública em prol dos cidadãos. Os participantes do Prêmio Governança foram avaliados e classificados em sete níveis, de acordo com a pontuação final obtida, de zero a 100 pontos. Os níveis vão de diamante, para quem obteve entre 90 e 100 pontos, até o inicial, para os que alcançaram entre 1 e 29 pontos.

As duas premiações recebidas pela Codego refletem o esforço que essa gestão tem realizado em seus processos de transparência e integridade na administração. “A gestão da Codego agradece o esforço de todas as áreas da companhia”, pontuou Lara Olival.