O Fórum Goiano de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável realizou, na quinta-feira, 5, sua primeira Plenária, que reuniu, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, os 36 membros, sendo 18 representantes do setor público e 18 da sociedade civil. Na ocasião, a Codego, que é membro e integra as câmaras temáticas e grupos de trabalho, recebeu o termo de posse.

O Fórum é uma instância consultiva e de discussão, para formular e debater as pautas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e aos problemas decorrentes das mudanças climáticas, além de ser um espaço para alinhar os esforços para a conservação ambiental e o progresso socioeconômico.

O objetivo do Fórum é monitorar e avaliar a eficácia das políticas e ações climáticas e de sustentabilidade do Governo de Goiás. As principais questões ambientais do estado poderão ser validadas pelos membros do Fórum, incluindo a segurança hídrica, a conservação ambiental e o progresso socioeconômico sustentável.

As deliberações do Fórum têm a legitimidade necessária para que o Governo de Goiás avance na pauta ambiental de maneira justa, transparente e eficiente e para alcançar esses objetivos, a estrutura do Fórum conta com Câmaras Técnicas (CTs) e Grupos de Trabalho (GTs) especializados em diferentes áreas estratégicas.

As plenárias são realizadas periodicamente e abertas a qualquer interessado, com o objetivo de receber contribuições.