A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) faz parte do processo de industrialização de Aparecida de Goiânia, que completa 102 anos no dia 11 de maio. O processo ganhou impulso na década de 1990, época em que foi inaugurado o Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia (Daiag), localizado próximo à BR-153, com aproximadamente 1,1 milhão de metros quadrados.
Hoje, Aparecida faz parte das dez maiores economias do Estado, atrás de Goiânia e Anápolis, e está entre os dez maiores municípios segundo o Valor Adicionado da indústria. Em número de indústrias, o município ocupa a segunda posição no Estado, atrás apenas de Goiânia. As indústrias de Aparecida operam hoje em 11 polos industriais.
A industrialização teve efeito positivo na geração de emprego no município. Duas em cada cinco novas vagas de emprego formal criadas em Aparecida de Goiânia em 2023 foram geradas na indústria, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Parte das indústrias do município está instalada no Daiag, que atualmente, acolhe mais 45 empresas dos segmentos de construção civil, principalmente artefatos de cimento, tintas e vidros temperados, além de alimentos, fertilizantes, dentre outros, gerando cerca de 2 mil vagas de empregos diretos e centenas indiretos.
Em 2023, a Codego lançou seu segundo polo industrial na cidade. Com mais de 2 milhões de metros quadrados de terreno e localização privilegiada, próximo à rodovia BR-153, o Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot) nasce com perspectiva de promover um novo salto de desenvolvimento para o município. As ordens de serviço para a implantação do novo distrito, que deve ser o segundo maior polo industrial estadual do estado, foram assassinadas no último dia 22.
O Governo de Goiás e a Codego vão investir R$ 100 milhões na infraestrutura do distrito, que tem capacidade para receber até 200 indústrias e estima gerar aproximadamente 30 mil empregos diretos e indiretos. A criação do polo atende a uma demanda da classe empresarial, interessada em estabelecer suas empresas em Aparecida devido ao potencial econômico do município, e da sociedade, que sempre desejou a transferência do antigo semiaberto da região. A obra será coordenada pela Codego e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
A Codego tem orgulho de fazer parte do desenvolvimento industrial de Aparecida de Goiânia.