Os Distritos Agroindustriais de Anápolis (Daia) e de Itumbiara (Diagri) serão os próximos a receber os sistemas de segurança e monitoramento que a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) está desenvolvendo para os polos industriais que administra.
O primeiro distrito a receber o sistema foi o de Senador Canedo, onde os totens de videomonitoramento já estão em funcionamento desde o dia 15 de março. O projeto-piloto foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Senador Canedo e a empresa Tutor, que forneceu os equipamentos – estruturas verticais equipadas com sistemas de vigilância e comunicação, incluindo tecnologia de reconhecimento facial e identificação de placas de veículos.
O mesmo modelo de monitoramento será replicado no Daia e no Diagri, e a estimativa é que, até junho deste ano, os equipamentos já estejam em operação. Dessa forma, a Codego dá andamento ao protocolo de intenções assinado com a Secretaria de Segurança Pública em abril do ano passado, durante o lançamento do programa Codego 5.0, que prevê a ampliação e modernização do distrito de Anápolis.
Desde então, diversas ações foram implementadas para aumentar a segurança no distrito, como a iluminação do eixo central, a roçagem do mato e o reforço no posto policial local. Essas medidas, somadas ao monitoramento por câmeras em tempo real, contribuirão para aumentar a segurança dos trabalhadores e frequentadores do polo industrial, que funciona 24 horas por dia.
Por meio da parceria firmada com o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, as imagens captadas serão enviadas para uma central de monitoramento. Atualmente, a Codego busca parceiros na iniciativa privada para ampliar o alcance do monitoramento no distrito.