Colaboradores da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) estavam entre os homenageados na Sessão Solene em Homenagem à trajetória de 48 anos do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), realizada na quarta-feira, 22, promovida pela Assembleia Legislativa, em reconhecimento à contribuição do distrito industrial à economia da cidade e do Estado.
A sessão solene, que ocorreu no Plenário Iris Rezende Machado, foi uma iniciativa do deputado estadual Antônio Gomide (PT), que destacou a importância do Daia para a economia de Anápolis e do Estado. “As empresas instaladas no Daia são as principais contribuintes, elevando o ICMS de Goiás e Anápolis, que é uma das maiores arrecadações do estado, R$ 17,7 bilhões, perdendo apenas para a capital”, ressaltou.
O deputado também fez referência ao papel do poder público no sucesso do distrito industrial, afirmando que o estado “se soma à parceria entre capital e trabalho com efeito agregador que se materializa na política de fomento ao desenvolvimento econômico e socila”.
Os números que refletem a grandeza do Daia foram apresentados por meio de um vídeo institucional e destacados na fala do parlamentar. Afinal, trata-se do segundo maior polo farmoquímico da América Latina, abriga cerca de 200 indústrias, que geram em torno de 30 mil empregos, impactando diretamente a vida de milhares de famílias no estado. Em expansão, o parque industrial vai somar mais 1,7 milhão de m² a sua área para receber mais 100 indústrias, gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
O superintendente de Projeto e Novos Negócios da Codego, Paulo Sérgio Araújo, e a assessora da Diretoria Administrativa, Luiza Vitor Rubbioli, receberam o Certificado de Mérito Legislativo, honraria concedida pela Assembleia Legislativa.
Participaram da sessão o presidente do Conselho Empresarial do Daia (Consedaia), Amaury Miranda; da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Luiz Cláudio Ledra; da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís da Silva; da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), Tiago de Morais Vicente; o diretor de Operações do Porto Seco de Anápolis, Everaldo Fiatkoski Júnior; o gerente de operações da Caoa Chery, Thiago de Siqueira Nunes.